IPESU UNIP

Como acessar

Links Relacionados

Eventos

Encontro de formação pedagógica 2019.1

No dia 16 de fevereiro de 2019, os coordenadores e docentes da instituição se reuniram para analisar os resultados do ano passado e planejar novas metas. O encontro é uma oportunidade que os gestores têm para refletir sobre as mudanças na educação e aprimorar o aprendizado dos alunos.

Todos os educadores da instituição estão motivados para que o ano tenha bons resultados.

Fotos Relacionadas

Semana de Tecnologia da Informação

Com objetivo de abordar aspectos interdisciplinares envolvendo os alunos dos cursos de Rede de Computadores e Ciência da Computação, a Semana de Tecnologia do IPESU trouxe várias temáticas relacionadas ao tema. Dentre elas, Detecção de intrusão em ambientes da Internet das coisas, e Gerenciamento e segurança em rede de computadores, ministradas pelo Professor Milton Moraes, Consultor de Tecnologias e Segurança da Informação e pelo convidado Ragner Lima de Santana. Além dessas palestras os alunos apresentaram seus trabalhos de APS (computação) e PIM (Redes).

O coordenador dos Cursos de Redes e Ciência da Computação, Professor Fábio Botelho, também esteve presente e destacou a importância de trazer palestrantes capazes de ampliar o horizonte dos alunos nos aspectos de tecnologia.

Fotos Relacionadas

Semana de APS Farmácia

De 26 a 29 de novembro alunos do curso de farmácia do IPESU, apresentaram seus trabalhos de APS. Os grupos apresentaram diversos temas relacionados à saúde.

As atividades práticas supervisionadas (APS) são atividades propostas pelos professores aos alunos como forma de desenvolver e avaliar o aprendizado ao longo da graduação.


Enfermagem IPESU - Exposição de Anatomia e Fisiologia

Fazer atividades fora do ambiente de sala de aula e estimular os estudantes a participarem de forma ativa do aprendizado pode potencializar a absorção do conhecimento. Foi pensando nisso que a coordenadora do curso Elisabeth Cruz junto as Professoras Bruna Santos e Jayra Dantas, realizaram nos dias 19 e 21 de novembro de 2018, a Exposição de Anatomia e Fisiologia do IPESU.

Nesse evento, alunos do curso de Enfermagem apresentaram seus trabalhos de APS (Atividade Prática Supervisionada) e explicaram a outros estudantes da unidade e às pessoas interessadas pelo assunto como é o funcionamento dos diversos sistemas do corpo humano através da exposição de peças anatômicas.

Fotos Relacionadas

Enfermagem em Ação – Visita ao Abrigo Cristo Redentor

O abrigo Cristo Redentor, localizado em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, foi palco de uma ação social dos alunos do curso de Enfermagem do IPESU nos dias 17 e 24 de novembro de 2018. Com o intuito de ser um exercício de extensão em saúde do Idoso e corresponder a uma atividade prática supervisionada do curso.

A ação contou com um café da manhã saudável, atividades de promoção da saúde como aferição de Pressão e Glicemia, além de atividades lúdicas com os idosos do abrigo.

Fotos Relacionadas

Grupo Sua Faculdade realiza Um Dia no Campus para alunos do Ensino Médio

Nessa reta final do ano letivo, a ansiedade e a dúvida são sentimentos que tomam conta do aluno do ensino médio, afinal ele passa o ano inteiro escolhendo a sua carreira, o caminho para o futuro. Com o intuito de auxiliar o estudante nesta grande responsabilidade, o grupo Sua Faculdade realizou no dia 23 de outubro de 2018, um dia no campus.

O evento contou com a participação de sete escolas e teve como finalidade promover momentos de conhecimentos sobre as profissões para as quais os alunos desejam seguir, foi preparada uma programação ampla para vivenciarem o trabalho desenvolvido por cada curso, além de demonstrar toda a estrutura física que oferecemos.

Através da educação temos a capacidade de juntos, contribuirmos para um mundo mais justo, igualitário e fraterno, a fim de promover a educação como igualdade de oportunidades para todos. Baseado nesse principio toda a nossa equipe de direção, coordenadores, professores e funcionários, estiveram envolvidos no evento a fim de, prepará-lo da melhor forma para receberem em nossa instituição os alunos e professores de cada escola.

Fotos Relacionadas

Feira do Empreendedor 2018.2

Alunos de Administração do quinto e sexto participaram da Feira do Empreendedor no dia 12 de novembro de 2018. O projeto visa despertar o espírito empreendedor dos alunos, para que eles possam estar preparados para serem futuros empresários e terem atitudes que correspondam à sociedade. Na ocasião, os jovens puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos sobre planejamento, negócios, economia, marketing e gestão de empresas. Cada grupo montou seu próprio negócio, dentre eles: Confeitaria, Cupcake Saudável, Picolé Caseiro, Caixa de Recolhimento de Medicamentos Vencidos, Sistema de Segurança, Trufas Caseiras, Studio de Roupa, Artigos decorativos, Serviços para festas, Aromas e Essências naturais e Móveis Planejados. O Coordenador do curso Professor Erasmo Lima estava presente junto com os coordenadores dos projetos, Professor Luiz Vicente, Professor Marcio Roberto Martins e Professor Roberto Barbosa Lima.

Fotos Relacionadas


Minicurso Imposto de Renda

No dia 10 de novembro de 2018, os alunos de contábeis tiveram um minicurso de Imposto de Renda na prática, ministrada pela Professora Maristela Moura. Nossos alunos puderam visualizar o sistema da receita federal, conhecer sobre os modelos e a documentação necessária para dar entrada na declaração.

O imposto de Renda é um dos principais tributos do País, sendo obrigatório para os contribuintes que se enquadrem, nas regras da Receita Federal. Todo ano é imprescindível fazer a declaração dos rendimentos e bens.


APS (Atividades Práticas Supervisionadas) de Fisioterapia

Para contemplar as APS deste semestre, os alunos de Fisioterapia construíram órteses, equipamentos Fisioterapêuticos e peças de anatomia utilizando materiais de baixo custo como PVC, massa de biscuit, emborrachados e outros materiais. Foram construídas diversas órteses para membros inferiores e superiores, barras-paralelas, cadeiras de posicionamento, equipamentos diversos de cinesioterapia, incluindo equipamentos para trabalhos manuais, além de cicloergômetro.

Os alunos também produziram estruturas anatômicas, envolvendo ossos, articulações e grupos musculares. Todos esses equipamentos são importantes para a reabilitação dos pacientes de maneira geral.

Fotos Relacionadas

Aula Prática Pedagogia

Alunos de Pedagogia tiveram uma aula prática da disciplina Relações Étnico Raciais, com a Professora Daniela Araújo de Souza. Ela explanou a Vivência do tema Multiculturalismo Brasileiro e trabalhou uma expressão corporal com a música aquarela brasileira. Música essa que retrata as várias manifestações culturais do nosso País, dando ênfase as mais representativas de cada região brasileira.

Fotos Relacionadas

I Copa Intercursos Saúde e Lazer de Futsal - IPESU/FAREC

Com o objetivo de promover uma atividade que integrasse os alunos do IPESU, FAREC e UNIP, estudantes dos 3º e 4º períodos do curso de Educação Física, em parceria com o Coordenador do curso, Professor Edil de Albuquerque, realizaram a I Copa Intercursos Saúde e Lazer de Futsal - IPESU/FAREC.

O Evento aconteceu no dia 10 de novembro no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, localizado na Avenida Mascarenhas de Moraes, bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, e contou também com a participação de alunos do 8º período de Fisioterapia IPESU, comandados pela professora Carla Daher, realizando atividades de Fisioterapia Esportiva e de recuperação dos atletas, além do apoio dos professores de Educação Física da Farec, Professor Anderson Henrique, Professor Augusto Bonnaneti - Sorriso e a Professora Sarah Abrahão.

"Os alunos se empenharam nesse último mês, conseguindo premiação e ambulância para eventualidades. Divulgaram o evento nas redes Sociais, distribuíram panfletos e foram em todas as salas explicar a realização.", explicou o professor Edil, "O objetivo principal foi a interação e socialização entre os discentes das unidades através da prática esportiva." concluiu.

O Torneio iniciou com um delicioso e nutritivo café da manha para as equipes e todos os envolvidos, contou com a participação de times formados por alunos dos cursos de Direito e Farmácia do IPESU, Educação Física FAREC, Educação Física Unip e de Funcionários do IPESU-FAREC. A final foi disputada pelos times dos cursos de Educação Física e teve como campeão o time dos alunos da FAREC, a equipe do Curso de Farmácia IPESU ficou com o terceiro lugar, finalizando assim as três equipes premiadas, Funcionários IPESU-FAREC e Direito IPESU foram 4º e 5º lugares, respectivamente.

Fotos Relacionadas

Acadêmicos participam de palestra ministrada pelo presidente da Assobrafir

Alunos do curso de Fisioterapia da FAREC e IPESU participaram de uma palestra realizada no dia 05 de novembro de 2018, com o tema “Influência da Mobilização Precoce no Desmame da Ventilação Mecânica”. O tema foi abordado pelo Dr. Flavio Maciel, que é Fisioterapeuta graduado pela UFPE, Especialista Profissional em Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva pela ASSOBRAFIR/COFFITO, Pós-graduado em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade Redentor (RJ), Mestre em Ciências Biológicas pela UFPE, Doutorando em Ciências da Saúde pela UPE.

Além de ser Presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), Presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Pernambuco e Diretor Tesoureiro do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Primeira Região (CREFITO-1). Pesquisador com experiência nas áreas de Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Cardiovascular e Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulta, Organizador do PROFISIO - Programa de Atualização em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto, Pesquisador do Laboratório do Sono e Coração do PROCAPE, revisor do periódico ASSOBRAFIR Ciência.

Segundo o palestrante, a mobilização precoce é uma terapia que traz benefícios físicos, psicológicos e evita os riscos da hospitalização prolongada, reduzindo a incidência de complicações pulmonares, acelerando a recuperação e diminuindo a duração da ventilação mecânica(VM).

Fotos Relacionadas


Graduandos de Direito do IPESU participam de Júri Simulado

Na manhã do dia 31 de Outubro de 2018, aconteceu mais um júri simulado com alunos do curso de Direito do IPESU, no auditório da instituição. Acompanhados pelo Professor Fernando Valença e pela Professora Gertudres Acioly, alunos do 5° e 6° período, Patrícia Reis, Fátima Zidanes formaram a acusação, já os alunos do 3° e 4° período, Thallyson Leandro Bezerra, Lavínia Barbosa, Yere dos Santos, Viviany Oliveira, formaram a defesa.

A presidência do julgamento ficou ao encargo do juiz do Tribunal do Júri Eloi Moury Fernandes. O julgamento ainda contou com a participação dos alunos do 1° e 2° período, Ericka Santana de Souza, Evaldo Higino Ferreira Junior, Rômulo de Oliveira Magalhães, Ilillã da Silva Cordeiro, Luiz Eduardo da Silva, William Rafael de Oliveira e Vanessa Geronimo da Silva, que atuaram como jurados.


Graduandos de Fisioterapia e Nutrição participam de palestra com nutricionista esportivo

O IPESU recebeu no último dia 30 de outubro de 2018, o Nutricionista esportivo Henrique Tavares, que compareceu na instituição nos turnos da manhã e noite, nos quais ministrou uma palestra sobre a bioquímica no esporte para alunos dos cursos de Fisioterapia e Nutrição.

A Nutrição esportiva é a área que aplica a base de conhecimentos em nutrição, fisiologia e bioquímica no esporte e atividade física. Dentre os principais objetivos da nutrição esportiva estão a promoção da saúde, melhora do desempenho e otimização da recuperação pós-exercício. Desta forma a nutrição esportiva pode auxiliar um programa de exercícios com finalidade específica, seja para melhoria da saúde ou aumento de força.

A suplementação para atletas como maratonistas, por exemplo, é importante devido ao grande gasto energético que este atleta apresenta, mas esta suplementação deve ser controlada para que não sobrecarregue o organismo do atleta.

Fotos Relacionadas

Graduandos do curso de Direito do IPESU participaram de palestra que abordou a desmistificação das prerrogativas dos advogados

No último dia 25 de outubro de 2018, o Coordenador do Curso de Direito Professor José de Siqueira junto com o Professor Paulo Rodrigo e o professor Fernando Valença, organizaram a palestra com o tema: Desmistificando as prerrogativas dos advogados, proferida pela Drª Ana Paulo canto de Lima, membro da comissão de prerrogativas da OAB PE.

A palestra foi realizada no Auditório da IES contou com a participação de mais de 120 alunos de direito de diversos períodos. O evento abordou o que são prerrogativas, quais as principais e como elas podem auxiliar o trabalho do advogado.

Fotos Relacionadas

Graduandos dos cursos de Farmácia e Contábeis do IPESU participaram do Encontro Estadual da Mulher Contabilista

O Encontro Estadual da Mulher Contabilista ocorreu no auditório do Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem. O evento aconteceu no dia 23 de Outubro de 2018, na ocasião, foram debatidas diversas tendências, como a inteligência artificial (IA); onde a expansão da tecnologia da informação se torna essencial, sendo a troca de informações o insumo principal para sobrevivência de qualquer negócio, equilibrando a velocidade tecnológica com a vida pessoal.

Os graduandos do curso de farmácia sob a supervisão da coordenadora Professora Noely Bedor, estiveram presentes no evento realizando aferição de pressão e teste de glicemia, enquanto os alunos de contábeis e a coordenadora Professora Sabrina Lacerda, participaram do encontro a fim de agregar mais conhecimento a sua vida profissional.

Fotos Relacionadas

Palestra sobre: “Desjudicialização dos Atos e Demandas Praticadas em Cartório”

Alunos de Direito se reuniram no dia 24 de outubro de 2018 para uma palestra sobre: “Desjudicialização dos Atos e Demandas Praticadas em Cartório”. A palestrante foi Dayse Carolina Nunes Maciel, Titular do Cartório de Notas de Olinda e Titular do Cartório de Imóveis de Abreu e Lima. Estavam presentes também, os Professores Gertrudes Acioly, Fernando Valença e Eloy Fernandes.

Fotos Relacionadas

Jornada de Fisioterapia reúne estudantes e profissionais da área no IPESU/FAREC

As Coordenadoras de Fisioterapia do Grupo Sua Faculdade Elaine Wanderley e Anna Paula Chagas, organizaram no dia 19 de Outubro de 2018, a I JornaFisio que contou com a participação dos graduandos do curso do IPESU e da FAREC. A Jornada Cientifica de Fisioterapia teve como objetivo fornecer informações sobre a atuação da Fisioterapia nas áreas abordadas, de forma a estimular o aprofundamento dos conhecimentos dos acadêmicos, contribuindo para a formação técnico-científica dos mesmos.

O evento reuniu estudantes, professores e profissionais para debater temas relacionados à carreira do fisioterapeuta e as especialidades da área, afim de, promover novas perspectivas para os alunos; evidenciar a importância da ética profissional na atuação; e fornecer conhecimentos básicos sobre a prática da Fisioterapia baseada em evidências.

Pela manhã houve Minicursos que abordaram os seguintes temas: Osteopatia Estrutural, Fisioterapia Obstétrica, Mobilização Visceral, Fisioterapia respiratória no cuidado em neonatologia e pediatria, Reflexologia podal, Microagulhamento, Sistema Roller, Acupuntura para o tratamento da dor e Pilates. Durante a noite, os alunos participaram de palestras que abordaram o Uso da prática mental nas disfunções neurológicas, Raciocínio Clínico na Fisioterapia Traumato Ortopédica e Fisioterapia Respiratória.


Uso de Fitoterápicos e Nutracêuticos

No dia 18 de outubro de 2018, os alunos de Farmácia tiveram uma orientação sobre a atuação do farmacêutico e as formas de ingresso nas forças armadas. Ronmilson Marques, Farmacêutico Bioquímico das formas armadas, promoveu essa interação e compartilhou seus conhecimentos.

Dentre eles, explicou que o farmacêutico pode atuar na Farmácia Hospitalar ou na Indústria Farmacêutica Militar.

Fotos Relacionadas

Comemoração desempenho no MEC

O segredo de um grande sucesso está no trabalho de uma grande equipe. Competência , comprometimento e união são os pilares dos funcionários do IPESU. Como forma de reconhecimento por tanta dedicação, no dia 16 de outubro de 2018 houve uma comemoração pela excelente avaliação do MEC (Ministério da Educação). Somos gratos a todos os funcionários, coordenadores e professores pelo empenho em proporcionar a excelência em educação.

Fotos Relacionadas

Homenagem ao Dia dos Professores

Dia 15 de outubro foi o dia dos Professores, e para comemorar esse dia tão importante foi realizado um Coffee Break para nossos coordenadores e professores. Responsáveis no processo educativo, na formação de cidadãos e ensinando-os desde cedo sobre as diversas áreas do conhecimento humano, sobre a vida e a sociedade. A pessoa do professor é fundamental no desenvolvimento do estudante e de um cidadão consciente. O IPESU/FAREC agrade a dedicação de todos os mestres que fazem parte do nosso time!

Fotos Relacionadas

Suplementação na Prática Clínica

Os alunos de Farmácia e Nutrição tiveram a oportunidade de se informar sobre umas de suas áreas de atuação: as indicações e formas de uso de fitoterápicos e nutracêuticos. Leandro Medeiros, professor assistente da UFPE E Unicap, e o Nutricionista Roberto Filho, especialista em nutrição Esportiva, conversaram com os nossos alunos sobre esse tema. Noely Bedor, coordenadora do curso de farmácia e Edvaldo Junior, coordenador do curso de nutrição quiseram promover a integração dos alunos dos dois cursos com profissionais que atuam nessa área. 

Fotos Relacionadas

Alunos de direito visitam sede da OAB

No dia 14 de setembro de 2018 os alunos do Curso de Direito do 4º período tiveram a oportunidade de visitar a sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Acompanhados pelos Professores, Fernando Valença e Paulo Rodrigo, eles conheceram cada departamento: O Tribunal de Ética e Disciplina, a Ouvidoria, a Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem e puderam tirar todas suas dúvidas.

Fotos Relacionadas

Ciclo de Palestras de Tecnologia da Informação

A experiência de estudar em uma universidade Alemã, o surgimento da “Nuvem” e as estratégias para melhorar o tempo de operação das redes Ad Hoc e Sensores. Esses foram os temas abordados no Ciclo de palestra de Tecnologia da Informação que aconteceu no dia 13 de setembro de 2018 para os alunos de Redes de Computadores e Ciência da Computação.

O IPESU/FAREC agradece aos palestrantes Isabela Oliveira, Marcus Rafael Xavier e Bruna Alves por compartilhar suas experiências com nossos alunos.

Fotos Relacionadas

Semana do Administrador 2018

No dia 09 de setembro é comemorado o dia do Administrador e para festejar essa data com nossos futuros administradores o IPESU realizou entre os dias 10 e 13 de setembro de 2018 a semana do administrador. Foi realizada uma roda de conversa com os alunos empreendedores falando das suas experiências nas suas empresas, Palestra com o Empreendedor Diego Castro da PREMIAPÃO e para finalizar a semana uma Palestra de Marketing Pessoal.

Fotos Relacionadas

Oficina de Vegetarianismo e Veganismo

A Nutricionista Camila Tomé da Cunha, residente do IMIP-PE, apresentou no dia 28/08, uma oficina de Vegetarianismo e Veganismo para os alunos de Nutrição 2017.1 e 2017.2. Junto com os Professores Edvaldo Vieira e Gabriel Tavares, Camila ensinou algumas receitas como o hambúrguer de grão-de-bico, quibe de abóbora e suco verde. Os alunos tiveram uma breve explicação sobre a adequação Nutricional de uma dieta vegetariana e os percentuais de nutrientes necessários na hora de compor uma refeição.

1º dia
Fotos Relacionadas
2º dia

A Nutricionista Camila Tomé da Cunha, residente do IMIP-PE, apresentou no dia 29/08, uma oficina de Vegetarianismo e Veganismo para os alunos de Nutrição do turno da Noite. Junto com o Professores Edvaldo Vieira, Camila ensinou algumas receitas como, quibe de abóbora, Guaca Mole na massa de grão-de-bico e suco verde. Os alunos tiveram uma breve explicação sobre a adequação Nutricional de uma dieta vegetariana e os percentuais de nutrientes necessários na hora de compor uma refeição.

Fotos Relacionadas

Homenagem ao dia do advogado

Dia 11 de agosto é o dia do advogado. Para homenagear os profissionais responsáveis em representar os cidadãos perante a justiça, reunimos nossos alunos do curso Direito para o bate- papo com o Delegado de Polícia Civil Professor Paulo Berenguer sobre sua atuação afrente do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (DEPATRl). No dia seguinte, Professor Doutor André Regis Carvalho, ministrou sobre os 30 anos da Constituição Federal.

Estavam presentes também o Coordenador do curso, Professor José de Siqueira Silva, Professora Gertrudes Acioli, Professor Eloi Fernandez e o Professor Fernando Valença.

Fotos Relacionadas

Boas-Vindas 2018.2

Mais um semestre se inicia e o IPESU/FAREC recebeu os calouros e veteranos com muita diversão e alegria. No dia 07 de agosto o Boas-Vidas contou com uma recepção tanto para o turno da manhã como para o da noite com muita pipoca e música boa. No dia 08 de agosto, também acolhemos os veteranos e novatos do Bloco Anexo, onde fica nossa biblioteca. Os mesmos foram recepcionados da mesma forma que aconteceu no dia anterior. A equipe de Marketing entrou nas salas para entregar um lembrança e dar as boas vindas aos calouros.

Desejamos um ótimo semestre a todos!

Fotos Relacionadas

Clínica Escola comemora os festejos juninos

O Ipesu/Farec realizou no dia 27 de junho de 2018, o Arraiá da Clínica-Escola de Saúde. O evento ocorreu das 8h ás 11h, na área de convivência da clínica, situada na rua Pedro Bergamo, 320, Boa Viagem, e contou com a participação dos funcionários, estagiários e pacientes.

O objetivo da atividade é confraternizar e trazer alegria aos pacientes e convidados no período em que a região inteira está em clima de festa. Está é uma oportunidade de diversão para os atendidos e familiares que convivem e já possuem vínculo com a Instituição.

Fotos Relacionadas

Sua Faculdade na torcida pela Seleção Brasileira

E mais uma vez nossa seleção entrou em campo na Rússia, e aqui funcionários e gestores lotaram nossos locais de concentração para acompanhar a partida bem de perto. Segundo a Diretora das unidades IPESU, FAREC, IESP e IESO, Professora Ana Paula Bandeira de Melo "bom ver a união e integração da equipe!". Ela, ainda parabenizou as coordenadoras de cada unidade pela organização e por proporcionar aos funcionários do grupo esse momento de integração.

Antes do jogo Sérvia x Brasil, um lanche garantiu a energia da torcida. Os gols de Paulinho e Thiago Silva garantiram a vaga da nossa Seleção nas oitavas de final, mas segurar a emoção não foi fácil. Foram 90 minutos de tensão e expectativa, regados à pipoca, refrigerante e salgadinhos, onde não deu para segurar os gritos da vitória e de cada lance.

Fotos Relacionadas

IPESU comemora o São João com muita diversão

O São João começou mais cedo no IPESU, no dia 20 de junho de 2018, funcionários e gestores fizeram a festa na unidade. O arraial foi aberto pela Diretora da Instituição, Professora Ana Paula Bandeira de Melo, seguindo a tradição dos festejos, a Coordenadora Professora Andréa Félix, comunicou a abertura da votação do rei e da rainha do milho. A votação não foi nada fácil, sendo bem acirrada a cada voto, a dupla vencedora agradeceu os votos com um belo desfile, devidamente caracterizados de rei e rainha.

Os funcionários não decepcionaram no improviso, dando um show de dança e alegria ao realizarem uma quadrilha. Quem foi ainda pôde saborear comidas típicas da época. A iniciativa foi da coordenação junto com o setor de marketing com o apoio de todos os demais setores.

Fotos Relacionadas

Treinamento Funcionários

Nos preparativos para o término semestre letivo, a Faculdade IPESU realizou, no dia 01 de junho de 2018, três treinamentos com os funcionários da unidade, ambos tiveram como foco o reforço sobre  Autismo, a excelência no Atendimento e o trabalho em equipe.

A reunião terminou com uma dinâmica interativa entre os participantes que abordou como o trabalho em equipe é essencial.

Fotos Relacionadas

Aula prática nutrição

No dia 23 de maio de 2018, os alunos de Nutrição tiveram uma aula prática para aprender a fabricar produtos fermentados, na disciplina Microbiologia dos Alimentos, ministrada pelo Professor Edvaldo Vieira. Foram produzidos e degustados vinho caseiro, iogurte, kefir, soda fermentada e Rejuvelac (pro biótico sem lactose). 

Fotos Relacionadas

Semana de tecnologia da informação

A semana de tecnologia da informação proporcionou aos alunos do 1°, 2°, 3° e 4° período de Rede de computadores e Engenharia da computação do IPESU um grande aprendizado. O evento iniciou no dia 23 de maio de 2018,  os estudantes participaram da palestra ministrada pelo Coordenador de curso Fabio Botelho, que abordou a Infra- estrutura de TI e Aplicações Desenvolvidas. Os graduandos também apresentaram seus projetos integrados multidisciplinares.

A Tecnologia da Informação é indispensável em qualquer empresa. O que nem todo mundo percebe é que é necessário fazer o monitoramento de infraestrutura de TI. Afinal, sem esse controle, o resultado é a obsolescência dos equipamentos, dos sistemas e, por consequência, da rede utilizada.

Fotos Relacionadas

Júri simulado

No dia  21 de maio de 2018, os alunos do 2° e 3° período do IPESU, fizeram um Júri Simulado na sala de aula para homenagear o Professor Uiraquitan dos Santos. Nossos alunos montaram um caso fictício e elaboraram uma defesa com antecedência.

Posteriormente apresentaram para o docente compor a nota da disciplina ministrada. Essa simulação serve para por em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso. 

Fotos Relacionadas

Palestra aborda medidas essenciais de primeiros socorros

Os estudantes do turno da manhã do curso de Fisioterapia do IPESU acompanharam, no dia 23 de maio de 2018, a palestra de Primeiros com o Fisioterapeuta e Sargento do Corpo de Bombeiros Samuel Luiz. O evento ocorreu no auditório da IES e foram abordados os seguintes temas: O que é um primeiro socorro?, Como ser uma solução e não mais um problema identificando o quadro de nossa vítima, Entendendo as causas e o que fazer em caso de desmaio, Procedimento em casos de PCR(Parada Cardiorrespiratória), Manobras de engasgo e asfixia em bebês, crianças e adultos.

A palestra começa com uma introdução consistente do que é o primeiro socorro, explicando quais as medidas essenciais para esse momento. São mostrados exemplos reais de atitudes que acabam prejudicando ainda mais os casos. Após entender o que deve ser feito, no geral, e o que não deve ser feito de maneira alguma, são conceituados os tipos de identificação. Entender o que está ocorrendo é muito importante, até no momento de chamar o socorro adequado e passar as informações para a equipe médica que estará em deslocamento.

É importante entender que os procedimentos não substituem o médico! Mas dão o suporte para que o estado de saúde da pessoa não se agrave até que o socorro profissional chegue! Porém, para que isso aconteça é preciso saber executá-los de forma correta. Após a palestra os estudantes apresentaram seus trabalhos sobre os variados temas estudados e abordados até o momento do curso, dentre eles: Ergonomia, Aplicabilidade da biossegurança nos recursos estéticos, Ginástica elaboral, A melhoria da hipertensão arterial sistêmica com atividade física, Efeitos da hipotireoidismo no sistema osteomuscular, Tratamento fisioterapêutico de bronquite aguda em crianças, entre outros.

Fotos Relacionadas

Técnicas de primeiros socorros foi assunto debatido em palestra

Os graduandos do curso de Fisioterapia receberam no dia 21 de maio de 2018, o Fisioterapeuta e Sargento do Corpo de Bombeiros Samuel Luiz. No momento os estudantes puderam saber mais sobre primeiros socorros, o palestrante demonstrou aos alunos as técnicas de atendimento imediato que salva vidas. Nossos estudantes apresentaram trabalhos desenvolvidos que englobam os assuntos vistos nesse período do curso.

A palestra foi dividida em dois momentos, primeira foi realizada a apresentação teórica da atividade com conceitos básicos sobre como reconhecer uma emergência, reconhecer o ambiente, quando chamar o resgate, e avaliação primária, que seria examinar rapidamente a vítima obedecendo a uma sequência padronizada, corrigindo imediatamente todos os problemas encontrados, como a manutenção dos sinais vitais (pulsação, respiração e temperatura).

O segundo momento desenvolveu a prática, envolvendo os alunos com casos clínicos e procedimentos como análise das vias aéreas, com controle de coluna cervical (colar cervical), respiração, circulação e alterações neurológicas.

Fotos Relacionadas

Plantas Medicinais é tema abordado na APS de Farmácia

Nossos alunos do primeiro período da noite e da manhã de Farmácia abordaram em suas APS que ocorreram nos dias 17 e 18 de maio de 2018, o uso das plantas medicinais.

A fitoterapia é o tratamento com plantas que tem ação medicinal, eles apresentaram informações sobre para que serve cada planta, como usar, preparar chás, xaropes, e cataplasmas para ajudar no tratamento de diversos problemas de saúde. Dentre as plantas medicinais foram abordadas: Erva-Cidreira, Capim santo, Erva-doce, Camomila, Babosa, Gengibre, Hortelã entre outras. 

Fotos Relacionadas

IV Semana de enfermagem

Nos dias 18 e 19 de maio de 2018, aconteceu no IPESU Afogados a IV Semana da Enfermagem, trazendo como o tema principal o Empoderamento da Enfermagem. Para abrir o ciclo de palestras tivemos a presença do Dr. Mykael Santos apresentando o tema Enfermagem e Estética e do Dr. Mailton Albuquerque explicando como construir uma carreira de sucesso utilizando as ferramentas de Coaching.  Foram realizadas também Minicursos de atendimento hospitalar, Parto humanizado, segurança e eficácia de medicamentos genéricos e similares, entre outros.

O evento foi voltado para os alunos do IPESU, da FAREC e do IESO e organizado pelas coordenadoras professoras Cláudia Spíndola, Elisabeth Cruz e Priscila Diniz. As palestras serviram para aprofundar o conhecimento acadêmico dos nossos alunos.

Fotos Relacionadas

Alunos de farmácia 2° e 3° período apresentaram primeiro dia de APS

Graduandos do segundo e terceiro período do curso de Farmácia apresentaram no dia 16 de maio de 2018, seus trabalhos de Atividade Prática Supervisionada (APS). Eles abordaram variadas temáticas voltadas para a profissão. Dentre elas: Vitaminas, Proteínas, Carboidratos, Lipídeos, Consultório Farmacêutico e Nutracêuticos. A atividade foi organizada pela coordenadora do curso Noely Cavalcanti, e orientada pelo professor Claudio Cezar.

A APS são atividades acadêmicas desenvolvidas sob a orientação, supervisão e avaliação de docentes e realizadas por discentes. Estão previstas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos e constituem parte da carga horária das disciplinas às quais se vinculam, e são realizados através de: estudos dirigidos, trabalhos individuais, trabalhos em grupo, desenvolvimento de projetos, atividades em laboratório, atividades em campo, oficinas, pesquisas, estudos de caso, seminários, desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, dentre outros.

Fotos Relacionadas

Visita à maternidade professor bandeira filho

Em parceria com a Escola De Referência Amaury de Medeiros, fizemos uma visita à Maternidade Professor Bandeira Filho. Em comemoração à Semana Nacional de Doação de Leite Materno, onde é ressaltada a importância da doação de leite humano, assim como, é uma iniciativa a mais para proteção e promoção do aleitamento materno, os graduandos da instituição arrecadaram junto com os alunos da escola potes de vidro para armazenamento do alimento.

Além de obterem também doações de livros paradidáticos, que serão usados para as mães lerem para seus filhos em uma biblioteca colaborativa.

Fotos Relacionadas

Semana do uso racional de medicamentos

Graduandos de Farmácia e Fisioterapia do IPESU realizaram no dia 09 de maio de 2018, a Semana do Uso Racional de Medicamentos, que tem por objetivo conscientizar a população sobre os riscos da automedicação, e a importância do uso racional de medicamentos. Neste período, foram realizadas também aulas práticas de campanha de vacinação contra a gripe, teste de glicemia e medição de pressão arterial.

A automedicação traz riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte. Além de agravar doenças, já que a utilização de remédios sem a informação adequada pode esconder determinados sintomas. Além disso, há o risco da combinação errada de substâncias, que pode anular ou potencializar o efeito da outra. Diante disso, nossos alunos alertaram a todos sobre a temática em questão.

Fotos Relacionadas

Palestra sobre infarto do miocárdio reúne graduandos de enfermagem

O IPESU recebeu no dia 05 de maio de 2018, em seu auditório, o médico Miguel Tabosa Hirakawa, para proferir a palestra “Infarto do miocárdio: atualização em cardiologia”. Os graduandos de enfermagem estiveram presentes no evento que proporcionou a eles um grande aprendizado devido aos cuidados nos casos de infarto agudo do miocárdio, e qual a maneira correta de proceder de acordo com cada caso.

O infarto é uma das doenças que mais mata no mundo hoje e continuará sendo pelo menos nos próximos 30 anos, uma vez que muitos dos fatores de risco, embora se conheça o tratamento e a tecnologia seja cada vez mais evoluída, não são tratados pelo paciente.

Os fatores de risco podem ser modificáveis ou não modificáveis. Nos não modificáveis enquadram-se a idade, o sexo, a hereditariedade e a etnia. Nos modificáveis estão a hipertensão, a dislipidemia (altos índices de colesterol e triglicérides), a diabete, a obesidade, o tabagismo, o sedentarismo e a dieta. Nesta categoria incluem-se a depressão e o estresse.

A única forma de evitar efetivamente o infarto agudo do miocárdio é atuar na prevenção dos fatores modificáveis de risco. Dietas balanceadas, combate à obesidade e ao tabagismo e a prática de atividades físicas, podem ser determinantes na prevenção da doença.

Fotos Relacionadas

Desperdício e reaproveitamento de alimentos é tema de palestra

O IPESU, através da coordenação do curso de nutrição, realizou no dia 18 de abril de 2018, com os alunos do 2° e 3° períodos do curso, uma palestra sobre o tema: Desperdício e reaproveitamento de alimentos. O objetivo proporcionado foi mostrar que, reaproveitar é uma ação de sustentabilidade e uma forma de utilizar melhor o alimento, potencializando suas qualidades nutritivas. O convidado para palestrar foi o nutricionista e mestrando em Nutrição, Yan Brandão.   
No Brasil, toneladas de alimentos que poderiam ser aproveitadas por famílias carentes são jogadas fora todos os dias. Isso dá ao Brasil o título de “país do desperdício”. A falta de conhecimento da população sobre as propriedades nutricionais dos alimentos é um dos fatores que levam ao desperdício. Além da conscientização sobre o desperdício dos alimentos, a população também precisa conhecer os alimentos que farão bem ou mal para a saúde.
 Após a exposição, os alunos degustaram alguns alimentos preparados com partes que geralmente são jogadas fora, como por exemplo: semente de jerimum, bolo de casca de laranja, trufas de sobras de bolo, brigadeiro de casca de banana, geleia de entrecasca de maracujá, suco de casca de abacaxi, bom-bocado de coco e pão amanhecido.

Fotos Relacionadas

Dia do contabilista é comemorado com palestra

O Dia do Contabilista não passou em branco no IPESU, a coordenação do curso de Ciências Contábeis promoveu o evento, à noite, no dia 24 de abril de 2018, tendo como convidada a contadora Joana Dark Nascimento de Lima, que além de palestrante, com excelente vivência de mercado, é Conselheira do CRC-PE.
A convidada abordou a visão sobre o Programa do Voluntariado Contábil. O objetivo do programa de voluntariado da classe contábil é estimular entre os profissionais contábeis, o espírito de responsabilidade social e a prática cidadã, incentivando os colegas contabilistas a se comprometerem com as questões sociais, com base nos valores e princípios da cidadania, solidariedade, ética profissional e transparência.

A área contábil tem três datas comemorativas: a primeira no dia 12 de janeiro, quando se comemora-se o Dia do Empresário Contábil; a segunda no dia 25 de abril, quando comemora-se o Dia do Contabilista; e 22 de setembro, quando comemora-se o Dia do Contador.

Fotos Relacionadas

Ciclo de palestra de fisioterapia

A coordenadora do Curso de Fisioterapia do IPESU Elaine Lima organizou um ciclo de palestras especiais abordando os temas: “Da proteção ao profissional á garantia do cuidado ao paciente”, “Fisioterapia baseada em evidências”, e a oficina “Classificação internacional da funcionalidade incapacidade e saúde”.

O evento ocorreu no dia 14 de abril de 2018, no auditório da instituição e contou com a presença de representantes do CREFITO JOVEM, de Leila Maria Álvares Barbosa e a Prof.ª Anna Paula Chagas que é integrante da comissão científica do CREFITO-PE.

Fotos Relacionadas

IPESU realiza evento integrado de computação

Ocorreu no dia 13 de abril de 2018, no Hotel Manibu Recife, o evento integrado de computação, o qual reuniu os alunos de Ciência da Computação, Rede de Computadores e Engenharia. O evento abordou os seguintes temas: Convergência digital, Diretrizes do CREA e Gerenciamento de projetos uma visão geral.
Contamos com a presença dos palestrantes o Prof. Wandercy Fonseca, Alexandre Santos representante do Clube da Engenharia e Julio Venâncio doutorando em Ciência da Computação pela UFPE.

Fotos Relacionadas

Mercado de trabalho na área de nutrição

Foi realizada no dia 28 de março de 2018, com os nossos alunos da manhã e da noite, do curso de Nutrição, uma palestra enriquecedora, acerca do mercado de trabalho para nutricionistas. Eventos como este, são bastante construtivos para o desenvolvimento profissional de todos os estudantes, pois aborda o crescimento no mercado de trabalho, e o leque de oportunidades para atuar em consultórios, clínicas, hospitais, hotéis, restaurantes, indústrias e redes de alimentos.

É uma carreira ampla, diversificada, que tem se tornado bastante popular no Brasil, especialmente junto a quem busca um estilo de vida mais de acordo com os novos tempos: alimentação consciente, livre de pesticidas, menos industrializada, mais saudável e que se encaixe na correria da vida moderna.

Fotos Relacionadas

Visita ao hospital do câncer de Pernambuco

Graduandos do curso de Farmácia da IPESU 2018.1, realizaram no dia 23 de março uma ação social no Hospital do Câncer de Pernambuco. A visita arrancou muitos sorrisos das enfermeiras e pacientes. O encontro foi regado a músicas e conversas enriquecedoras. A humanização é uma parte importante na formação de um profissional, por isso nos preocupamos em incentivar nossos alunos a terem esse contato com as pessoas por meio de ações sociais, isso proporciona a formação de um mundo melhor e com pessoas mais solidárias.

Fotos Relacionadas

Palestra sobre a inovação e o papel dos jovens contabilistas

Na noite do dia 20 de março de 2018, estudantes do curso de Ciências Contábeis da Ipesu, participaram de uma palestra no auditório da Instituição. A qual abordou o tema: Inovação e o papel dos jovens contabilistas neste cenário, o evento teve como palestrante Joana Monteiro, Coordenadora da Comissão de Lideranças Contábeis de Pernambuco - CRC Jovem PE. Além dela, também contamos com a presença dos membros da comissão CRC Jovem PE Rafael Ricardo, Dion David e Felipe Matheus, também Aluno Contábeis da Ipesu.

A Prof.ª Sabrina Lacerda, Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da unidade, esteve presente no evento e fez um breve discurso de abertura, falando sobre a importância de ser um Contabilista competente no mercado atual. A palestra foi engrandecedora para todos os presentes e mostrou aos nossos alunos as diversas possibilidades no mercado de trabalho.

Fotos Relacionadas

Sua Faculdade realiza colação de grau unificada

Um dos momentos mais aguardados para quem ingressa numa graduação é a Colação de Grau. Receber após o termino do curso em mãos o diploma é um grande presente para os acadêmicos, a cerimônia marca o fim da etapa dos estudos e o início da carreira profissional. Para os estudantes das nossas unidades IPESU, FAREC, IESO e IESP, esse sonho se concretizou no dia 21 de março de 2018, na colação de Grau Unificada. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções de Pernambuco e foi voltada para formandos e convidados.

Colaram grau alunos dos cursos de: Rede de Computadores, Serviço Social, Direito, Administração, Fisioterapia, Ciências Contábeis e Enfermagem, juntos vivenciaram o momento mais importante de sua vida acadêmica.

Fotos Relacionadas

Violência contra a mulher é tema abordado no IPESU

No dia 12 de março de 2018, estudantes dos 3º ao 8º período do curso de Direito da Ipesu, participaram de uma palestra no auditório da Instituição.
Abordando o tema: Violência contra a Mulher, o evento contou com a participação da palestrante a Drª Viviane Santa Cruz Lago, Delegada de Polícia da delegacia de Repressão ao Estelionato de Pernambuco, além de contar com a presença do Profº José de Siqueira Silva, Coordenador do Curso de Direito da Ipesu,que fez o discurso de abertura, falando sobre a evolução dos direitos da mulher.

A instituição busca atualizar cada vez mais nossos alunos sobre assuntos importantes para o bom desenvolvimento de suas carreiras.

Fotos Relacionadas

IPESU celebra o dia da mulher no campus

No dia Internacional da Mulher, 08 de março de 2018, nossas alunas e colaboradoras foram homenageadas com flores, pirulitos e mensagem, para lembrar o quão especial elas são, independente do ambiente que estejam. Com esse pensamento, o nosso campus Afogados preparou uma pequena surpresa. Nossas alunas da noite participaram de palestras relacionadas à temáticas do mundo feminino, como: aborto, resiliência feminina e violência contra a mulher.

Além disso, também contamos com atividades de alongamento que ressaltaram sua importância no dia a dia, massagens terapêuticas e também receberam da nossa turma de nutrição panfletos sobre alimentação saudável.

Fotos Relacionadas

Calouros e veteranos iniciam ás aulas do semestre 2018.1

Após meses de férias, mais um ano letivo se iniciou em 06 de fevereiro de 2018 nas unidades. Certamente os sentidos são diversos, para uns, a volta às aulas traz um frio na barriga ante a expectativa de enfrentar o novo, o diferente; para outros, uma ansiedade por começar logo, uma animação de reencontrar amigos, de voltar ao ambiente educacional e de aprender coisas novas. Sem dúvidas, o primeiro dia de aula é um dia diferente no campus, tem cheiro, gosto, barulho e movimento de novidade. Ainda que nem tudo seja novo, professores, colegas, cadernos, livros, grande curricular do curso, há um clima que mobiliza e favorece a vontade de aprender e de descobrir coisas novas.

Por isso, é um dos momentos mais importantes do ano letivo e que demanda todo o apoio de docentes e funcionários da instituição. Para alguns alunos a rotina universitária ainda é novidade e por isso as unidades prepararam atividades especiais para as boas vindas dos novos acadêmicos que ocorreu 20 de fevereiro em todas as unidades. Nossa equipe recebeu os novos alunos dos cursos com muita alegria, entusiasmo e chocolates.

Fotos Relacionadas

Encontro de formação pedagógica

Nos dias 30 e 31 de janeiro de 2018, os coordenadores e docentes da instituição se reuniram para analisar resultados do ano passado e planejar metas para 2018. O encontro é uma oportunidade que os gestores têm para refletir sobre as mudanças na educação e aprimorar o aprendizado dos alunos. Eles se empenham para aplicar novas métricas de ensino afim de preparar bem nossos alunos durante o tempo de sua graduação para o mercado de trabalho.

Todos os educadores da instituição estão motivados para que o ano tenha bons resultados. Enquanto nossos alunos ainda estão de férias, eles continuam pensando no futuro de cada um. Todas as ações realizadas e tomadas, têm por objetivo principal a execução de um bom planejamento didático para o início deste primeiro semestre escolar em 2018.

Fotos Relacionadas

Alimentos são doados para centro espírita

Os alimentos arrecadados durante a campanha de vestibular 2018.1 foram doados pela instituição no dia 31 de janeiro de 2018, para o Centro Espírita Caminhos da Luz, localizado no bairro da Imbiribeira. A entidade desenvolve o atendimento à famílias carentes através de cestas básicas, roupas, e etc.

A equipe de marketing da instituição esteve presente visitando o centro e acompanhou de perto o trabalho realizado por eles.

Fotos Relacionadas

V Caminhada Contabilista

O evento foi promovido pelo CRCPE em comemoração ao dia do Contabilista.

Fotos Relacionadas

II Exposição de Anatomia


Fotos Relacionadas

Alunos da IPESU realizam Ação Social no município de Igarassu

No dia 30 de novembro de 2014, a Turma de Ciências Contábeis do 7º e 8º períodos da IPESU, realizou uma Ação Social no município de Igarassu. O local escolhido foi a Creche da Tia Sandra: Uma associação sem fins lucrativos que não recebe auxílio de Órgãos Governamentais nem do Setor Privado e se mantém apenas com doações. Os alunos entregaram no local roupa, calçados, materiais de higiene e de limpeza em grande quantidade e promoveram uma festa de Natal antecipado com doces, bolos, salgados, refrigerantes e distribuição de presentes pra todas as crianças. A festa foi animada pelos formandos caracterizados de Papai Noel (Otaviano Duarte), Mamãe Noel (Natália Marques) e Palhaço (Rosilene Pereira) e fizeram a alegria da criançada. Ao final, Tia Sandra, visivelmente emocionada, agradeceu pela ação e declarou: “Foi o maior evento que já houve na creche. Muito obrigado!”.

Alunos participantes:
Fábio Carvalho - 6º Período
Juliano , Johon Lenno , Ediel , Felipe e Jailson - 7º Período
Otaviano, Marcelo, Eleide, Magda, George, Sabrina, Angela, Natália, Edla, Luciana, Girlene, Cintya, Arlete, Joelma e Rosilene - 8º Período.

Fotos Relacionadas

Palestra - Crimes Cibernéticos

Confira as fotos da palestra realizada no dia 11 de agosto de 2014.

Fotos Relacionadas

Projeto Colméia


Inauguração PROCON


Visita ao Presídio Professor Aníbal Bruno


Semana da Enfermagem: 10 a 14 de maio de 2010

Em 10 de maio de 2010 - Visita Técnica ao Hospital da Restauração para Atividades Práticas de Saúde como Voluntários (Turno: Manhã).

Atividades com manuseio das diversas técnicas de oxigênio terapia a pacientes de alta complexidade.

Fotos Relacionadas

Dia: 10 de maio de 2010 Turno: Noturno.

Fotos Relacionadas

Palestra com os representantes da ATMO (Amigos do Transplante de Medula Óssea).

Fotos Relacionadas

Data: 11 de maio de 2010 Turno: Noturno (18h20minhs – 22h20minhs) - Palestras sobre a importância de Doação de Medula Óssea, através da Doação Voluntária de Sangue.

Fotos Relacionadas

Data: 12 de maio de 2010 Turno: Noturno (18h20minh – 22h20minh) - Atividade prática em laboratório de punção e coleta para doação de sangue para cadastramento no programa ATMO: Amigos do Transplante de Medula Óssea.

Fotos Relacionadas

Prática de punção venosa periférica para doação no programa ATMO.

Fotos Relacionadas

Data: 12 e 13 de maio de 2010. Turno: Noturno. Horário 18h20min às 22h20min.

Fotos Relacionadas

Atividades de compra/venda de artigos populares, roupas, material de escritório para contribuição financeira à Associação: ATMO.

Fotos Relacionadas

Data: 13 de maio de 2010. Turno: Noturno. Horário: 18h20min às 22h20min.

Fotos Relacionadas

Palestra sobre primeiros socorros, suporte básico de vida e suporte avançado de vida, ministrado pela Profª. Andresa Vieira, enfermeira do SAMU de Jaboatão dos Guararapes.

Fotos Relacionadas

Data: 13 de maio de 2010. Turno: Noturno. Horário: 18h20min às 22h20min.

Fotos Relacionadas

Exposição de artigos escolares da ATMO para comercialização.

Fotos Relacionadas

Data: 13 de maio de 2010. Turno: Noturno. Horário: 18h20min às 22h20min.

Fotos Relacionadas

Data: 12 A 14 de maio de 2010 - Palestra com Drª. Ana Catarina Secretaria de saúde do Recife. Coordenadora do programa PNI do Estado de Pernambuco.

Fotos Relacionadas

Data: 13 de maio de 2010.

Fotos Relacionadas

Data: 14 de maio de 2010. Turno: Noturno. Horário 18h às 22h20min.

Fotos Relacionadas

Data: 14 de maio de 2010 - Palestra Sobre: Responsabilidade Social da Enfermagem Ministrada pela Representante do Coren/Aben. Drª. Dalila.

Fotos Relacionadas

Data: 13 a 14 de maio de 2010.

Fotos Relacionadas

Palestra: Violência contra a Mulher/criança: agravo de notificação compulsória. Ministrada pelo representante do conselho tutelar e membro da delegacia da mulher com o apoio do Ministério Público do Recife.

Fotos Relacionadas

Data: 14 de maio de 2010. Turno: Noturno. Horário 18h20min às 22h20min.

Fotos Relacionadas

Aula sobre imunização, ministrada por Drª. Ana Catarina Melo (Coordenadora de imunização do Estado de PE).

Fotos Relacionadas

Data: 13 de maio de 2010.

Fotos Relacionadas

Palestras sobre doação de medula óssea e cadastramento do doador.

Fotos Relacionadas

Data: 14 de maio de 2010

Fotos Relacionadas

Atividades de cadastramento e doação de sangue para Associação de Transplante Medula Óssea, foram mais de 1.000 pessoas se cadastrando e fazendo parte da história de vida de milhões de pessoas que precisam de um pequeno gesto: “A doação de medula óssea”.

Fotos Relacionadas

DATA: 14 de maio de 2010 - Atividades afins: aferição de pressão, SSVV, teste de HGT e medição peso e altura, com orientações educativas para manter uma boa qualidade de vida.

Fotos Relacionadas

Data: 10 a 14 de maio de 2010 Palestra.

Fotos Relacionadas
>

Palestra sobre Imunização (Cobertura Vacinal) No Estado De Pe.
Palestrante: DRª. Ana Catarina Melo – Coordenadora PNI Estado PE

Fotos Relacionadas

Data: 14 de maio de 2010 - Palestra Violência e AMUS tratos contra criança, ministrado pela Palestrante Drª. Dalila (Fiscal do COREN).

Fotos Relacionadas

Data: 14 de maio de 2010. Turno: Noturno. Palestra sobre Atividades do COREN/ COFEN e ABEn

Fotos Relacionadas

Data: 14 de maio de 2010 – Encerramento do evento com a presença do Palestrante Dr. José de Siqueira, Ministrando A Palestra sobre Pedofilia e Pastor Valter Miranda.

Fotos Relacionadas

Data: 14 de maio de 2010: Encerramento da Semana da Enfermagem.

Fotos Relacionadas

Doação de Sangue.

Fotos Relacionadas

Visita com o Alunado

Em 13 de novembro de 2008 - Presídio Professor Aníbal Bruno

Fotos Relacionadas

Em 20 de novembro de 2008 - Colônia Penal Feminina do Bom Pastor

Fotos Relacionadas

Palestra sobre Planejamento de Mídia

Evento do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, realizado em março de 2008. Palestra sobre Planejamento de Mídia. Disciplina envolvida: Atividades Complementares.

Professora envolvida: Marta Rocha
Área Temática do Evento: Mercado de Trabalho

Fotos Relacionadas

Palestra sobre Empreendedorismo

Evento do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, realizado em julho de 2007. Palestra sobre Empreendedorismo. Disciplina envolvida: Atividades Complementares.

Professora envolvida: Marta Rocha
Área Temática do Evento: Mercado de Trabalho

Atividades Desenvolvidas: Realização de Palestra para os alunos de Comunicação Social sobre Empreendedorismo com Luciana Borges, doutora em Administração.


Palestra sobre Mercado de Trabalho

Evento do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda realizado em outubro de 2007. Disciplina relacionada - Atividades Complementares e Planejamento de Comunicação.

Professores envolvidos: Marta Rocha e Roberta Damasceno.
Tema do evento: Mercado de Trabalho

Atividades Desenvolvidas: Realização do II COMUNIFAPE – ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO DA FAPE.  PALESTRAS E OFICINAS.

Fotos Relacionadas

Palestra sobre Comunicação e Cultura

Evento do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, realizado em setembro de 2008. Palestra sobre Comunicação e Cultura.

Professores envolvidos: Marta Rocha
Área Temática do Evento: Mercado de Trabalho
Atividades Desenvolvidas: Realização de Palestra sobre Comunicação e Cultura.